Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
A campanha “Põe mais dinheiro Caixa! Pelo fim do teto, por mais qualidade no plano” tem como objetivo explicar, mobilizar e organizar as empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal em defesa de uma das maiores conquistas históricas da categoria: o Saúde Caixa. Mas, antes de discutir as consequências do teto, é preciso responder à pergunta mais simples: afinal, o que é esse teto? O teto é uma regra que limita a participação da Caixa no custeio do Saúde Caixa. Hoje, a responsabilidade do banco com as despesas assistenciais e administrativas do plano fica limitada a 6,5% da folha de pagamento e proventos. Ou seja: mesmo que o Saúde Caixa precise de mais recursos para manter a assistência, melhorar a rede credenciada e garantir atendimento de qualidade, a Caixa fica presa a esse limite. O problema é que os custos da saúde crescem ano após ano. Consultas, exames, procedimentos, internações, tratamentos continuados, medicamentos e despesas administrativas ficam mais caros. Mas o teto ...