Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
A Caravana da FETEC-CUT/SP começa nesta quarta-feira (24),
data em que o Comando Nacional dos Bancários entrega à Fenaban (Federação
Nacional dos Bancos) a Minuta de Reivindicações da Campanha Nacional 2026. O
lançamento oficial acontece na capital paulista e marca o início de uma das
maiores mobilizações da categoria bancária no país.
Criada em 2000, a Caravana percorre anualmente todas as cidades-polo dos
sindicatos filiados à FETEC-CUT/SP. Tradicionalmente, a estreia ocorre na
capital, com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que reúne
a maior base de trabalhadores bancários do Brasil, com mais de 100 mil
profissionais.
Para a presidenta da FETEC-CUT/SP, Aline Molina, a campanha deste ano
ultrapassa as pautas corporativas e dialoga com temas que impactam toda a
sociedade.
“Além da nossa luta pela garantia e ampliação de direitos, a categoria estará
unida em defesa da democracia e da soberania nacional. Nossa campanha também é
uma luta por uma sociedade mais justa e igualitária e por um sistema financeiro
acessível a toda a população brasileira”, afirma.
Ao longo de sua trajetória, a Caravana consolidou-se como um importante
instrumento de diálogo com a população. Além das atividades sindicais, promove
intervenções culturais, apresentações musicais e teatrais em ruas e centros
comerciais, ampliando o debate sobre temas como assédio moral, condições de
trabalho e qualidade do atendimento bancário.
Em Barretos, bancários e bancárias receberão a Caravana no dia 1 de
julho.
Neste ano, duas campanhas ganham destaque especial durante a mobilização.
Quero + Agências
A campanha “Quero + Agências” convoca bancários e sociedade a se mobilizarem
contra o fechamento de unidades bancárias em São Paulo. A iniciativa defende o
atendimento presencial, a preservação dos empregos e o fortalecimento da
economia local.
A secretária-geral da FETEC-CUT/SP, Ana Lúcia Ramos Pinto, alerta para os
impactos sociais da redução da rede bancária.
“Os bancos tentam vender a ideia de que tudo pode ser resolvido por aplicativo,
mas a realidade é muito diferente. Estamos vendo cidades inteiras perdendo
agências, com pessoas, principalmente idosos, sendo obrigadas a percorrer longas
distâncias para obter atendimento presencial. É um problema grave que afeta a
economia local, compromete o acesso a serviços essenciais e amplia
desigualdades”, destaca.
Bancários contra o feminicídio
Outro eixo da Caravana será a campanha “O problema é todo nosso! Bancários
contra o feminicídio”, que busca envolver os homens bancários no enfrentamento
ao machismo, à misoginia e à violência contra as mulheres.
Para Roberto Rodrigues, diretor administrativo da FETEC-CUT/SP e um dos
coordenadores da iniciativa, o enfrentamento à violência de gênero exige
participação ativa dos homens.
“A categoria bancária sempre esteve na vanguarda das conquistas relacionadas à
igualdade de gênero, mas ainda há muito a avançar. E esse avanço depende
fundamentalmente dos homens. Somos nós que precisamos rever comportamentos,
romper silêncios e enfrentar práticas que reproduzem violência e desigualdade”,
afirma.
As duas campanhas foram lançadas oficialmente durante a 28a Conferência
Estadual da FETEC-CUT/SP, realizada no dia 13 de junho deste ano.
Roteiro
Após o lançamento em São Paulo, a Caravana da FETEC-CUT/SP percorrerá
Presidente Prudente, Assis, Barretos, Catanduva, Araraquara, Limeira, Bragança
Paulista, Jundiaí, Registro, Guarulhos, Taubaté, Mogi das Cruzes e encerrará
sua jornada no ABC Paulista, em 17 de julho.
Fonte: Fetec-CUT/SP, com edição de SINTRAFI Barretos
