Sindicato participa de Fórum Estadual de Dirigentes da Caixa da Fetec-CUT/SP
O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Barretos e região participou, na manhã de quinta-feira (3), do Fórum Estadual de Dirigentes da Caixa. O evento híbrido reuniu dirigentes sindicais de toda a base da FETEC-CUT/SP e também da Feeb-SP/MS.
Conduzido por Tamara Siqueira, diretora de Bancos Públicos da FETEC-CUT/SP, o Fórum contou com a participação de Jair Ferreira, que abordou os desafios da Funcef; Leo Quadros, que trouxe atualizações sobre o Saúde Caixa; e Fabi Proscholdt, que discutiu o mandato do CA Caixa. A abertura do evento contou com a participação da secretária-geral da Federação, Ana Lúcia Ramos Pinto.
Representando o Sindicato, participaram remotamente o presidente da entidade, Marcelo Martins; o secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Assuntos Jurídicos, Marcelo Benedito; e o secretário de imprensa, Marco Antônio Pereira (Marquinho).
Para Benedito, a iniciativa é bastante positiva, pois favorece o debate acerca dos principais problemas que afetam os empregados e empregadas da Caixa de todo o estado.
"É uma oportunidade de compartilhar as demandas e reivindicações que recebemos diariamente dos colegas que estão nas agências e um importante passo na construção de uma mobilização conjunta, fortalecendo a defesa dos direitos e a luta condições de trabalho, além de possibilitar ampliar o diálogo com os trabalhadores de nossa base através das informações fundamentais que foram compartilhadas sobre temas tão atuais como Saúde Caixa, Funcef e previdência complementar, entre outros", destacou o diretor.
Fabi, representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, reforçou a importância da reorganização do Fórum para alinhar o conhecimento dos dirigentes. "A interação entre os sindicatos é essencial. O que acontece em uma cidade pode ser a solução para desafios enfrentados em outra. Unidos, avançamos na luta por melhores condições de trabalho, valorização e respeito aos empregados da Caixa."
Leonardo Quadros, presidente da Apcef/SP, destacou a relevância do debate sobre o Saúde Caixa e a Funcef. "A base de São Paulo é enorme, e uma ação conjunta focada nesses temas é essencial para avançarmos. No Saúde Caixa, precisamos atuar na melhoria da qualidade e na renovação do acordo coletivo, garantindo um custeio equilibrado e sustentável, com maior participação da Caixa, eliminando o teto de 6,5%."
Ele ressaltou ainda a necessidade de avanço na incorporação do Reb e importância de compreensão sobre a meta atuarial, que pode aumentar o benefício dos empregados que ainda não recebem aposentadoria, destacando que "a luta pela melhoria das condições de trabalho e contra o assédio moral dentro da Caixa é constante."
Tamara Siqueira, diretora de Bancos Públicos da FETEC-CUT/SP, reafirmou que o Fórum fortaleceu o debate
entre os dirigentes dentro das agências. "Trouxemos representantes de todo o
estado, a maior base do país, para que nossos dirigentes tenham acesso a essas
informações que são essenciais para o nosso debate e nossa luta, reforçando a
importância da unidade".
Jair Ferreira, diretor de Benefícios da Funcef, celebrou os resultados positivos e reafirmou o compromisso com os aposentados e pensionistas. "Garantimos o pagamento anual de mais de R$ 6 bilhões em benefícios, consolidando a segurança financeira dos beneficiários."
De acordo com a diretoria da FETEC-CUT/SP, um novo encontro será realizado em breve para
definir a atuação do Fórum de Dirigentes nos comitês estaduais.
Fonte: FETEC-CUT/SP, com edição de SINTRAFI Barretos