Critérios sobre Bônus Caixa preocupam empregados
Os empregados da Caixa estão insatisfeitos com a falta de
transparência do banco sobre as regras da concessão do Bônus Caixa. Criado como
uma forma de compensação pelos limitadores da Participação nos Lucros e
Resultados (PLR), o bônus é direcionado a empregados em função de gestão para
reconhecer o alcance de resultados e metas superiores a 100%. No entanto, as
regras para a concessão da bonificação e a maneira como tem sido conduzida têm
sido questionadas pelos trabalhadores.
A falta de transparência e o atraso na definição dos
critérios são a principal razão da insatisfação. O coordenador da Comissão
Executiva de Empregados (CEE/Caixa), Rafael de Castro, explica que todos os
anos as regras mudam e são comunicadas somente no final do exercício, quando os
empregados já se dedicaram durante todo o ano ao cumprimento das metas sem
saber exatamente a que tipo de avaliação serão submetidos.
Diferenças de critérios e estruturas acentuam desigualdade
entre áreas
As mudanças com as reestruturações impactaram diretamente o
desempenho de muitos empregados. Houve casos em que equipes que apresentavam
bom desempenho até a mudança viram suas notas despencarem após a reconfiguração
da unidade, comprometendo o multiplicador aplicado ao bônus.
Além disso, uma reclamação recorrente entre os trabalhadores
é a disparidade entre os critérios adotados para diferentes áreas do banco.
Enquanto as metas na rede são as mais altas, com pressão para o atingimento de
resultados, em outros setores elas são vistas como mais racionais e adequados à
realidade das equipes.
A constante mudança nas regras do resultado.caixa, sistema
que mede o desempenho tanto da rede quanto das áreas-meio, torna ainda mais
difícil o planejamento das equipes. Essa instabilidade prejudica diretamente o
trabalho dos empregados, que são obrigados a buscar metas móveis, definidas sem
qualquer diálogo ou transparência.
Pelos critérios atuais, menos de 10% dos empregados da rede
atingiram o desempenho máximo, enquanto em outros departamentos quase metade
dos trabalhadores alcançou esse patamar. A percepção é de que faltam isonomia e
equilíbrio na definição das metas e multiplicadores - fator que não se
restringe apenas ao Bônus Caixa, mas também afeta o resultado.caixa.
Empregados abriram chamados pedindo esclarecimentos, mas
receberam respostas padronizadas e sem justificativa técnica. A insatisfação
generalizada tem motivado mobilizações junto aos sindicatos.
Representantes dos empregados quer negociar as regras com o
banco
Desde a Campanha Nacional dos Bancários de 2024, os
representantes dos empregados solicitam a abertura de negociações para discutir
sobre os critérios do Bônus Caixa mas, na época, o banco não aceitou. As
entidades representativas reforçam que a definição unilateral dos critérios,
associada à constante mudança nas regras e ao atraso na divulgação, compromete
a confiança dos trabalhadores no processo.
“O reconhecimento do desempenho é bem-vindo. O que se busca
é previsibilidade, isonomia e clareza nas regras. Saber com antecedência como
será calculado o bônus é essencial para que os empregados possam se planejar e
trabalhar com mais segurança, em vez de serem surpreendidos com regras
diferentes das anteriores. E que todos que ajudam a construir o resultado
estejam contemplados também na hora deste reconhecimento”, destacou Rafael de
Castro.
Atualização: temas seguem em debate com a direção do banco
Dando sequência aos assuntos tratados
na última reunião com os vice-presidentes da Caixa, a representação dos
trabalhadores (Comissão Executiva dos Empregados da Caixa) voltou a cobrar posicionamento
sobre o uso da ferramenta TDV (time de vendas), o ranqueamento individual e as
cobranças excessivas por desempenho que, em algumas unidades, chegam a ocorrer
de hora em hora. Os representantes aguardam retorno da empresa sobre esses
pontos.
Outro tema que segue em pauta é a abertura de negociação
sobre os critérios do Bônus Caixa. A demanda, apresentada na Campanha Nacional
de 2024, foi reforçada neste ciclo de diálogo com a direção do banco.
Fonte: Fenae