Sindicato protesta por falta de condições de trabalho em agência da Caixa e cobra providências

 

A agência da Caixa Econômica Federal (CEF), localizada no município de Miguelópolis, foi alvo de protestos do Sindicato dos Bancários de Barretos e região, nesta quinta-feira (17), por problemas na estrutura do local, como a falta de ar-condicionado, tornando o calor insuportável para os empregados, prestadores de serviço e clientes do banco.

“A unidade está há dias com problemas no sistema de refrigeração. Tanto os funcionários quanto a população estão sofrendo muito. Nossa região tem registrado temperaturas muito altas, atingindo 40°C nos últimos dias, e os ventiladores não conseguem realizar a climatização adequada do ambiente”, explicou o presidente do Sindicato, Marcelo Martins. “Já havíamos tentando dialogar por diversas vezes com os setores responsáveis, abrimos vários chamados e até mesmo um ofício foi encaminhado ao gestor responsável relatando a questão e cobrando providências imediatas, mas nada foi resolvido”, completou.

Por causa da dificuldade em solucionar o problema, representantes da entidade estiveram no local para reforçar a cobrança e a urgência na manutenção definitiva do aparelho ou a substituição por um novo equipamento.

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 17, do Ministério do Trabalho e Emprego, o índice de temperatura efetiva nos locais de trabalho onde ocorrem atividades que exigem atenção constante, como no caso das agências bancárias, deve ser entre 18 °C e 25 °C.

O dirigente ressalta, ainda, que a falta de condições de trabalho na agência não envolve apenas o ar-condicionado por conta do calor enfrentado, mas também a segurança do local. O equipamento localizado na área de atendimento está vazando água sobre o forro, com risco de queda de parte da estrutura.

“Caso as medidas necessárias não sejam tomadas, vamos precisar recorrer a mecanismos como a paralisação das atividades para pressionar a Caixa a tomar uma atitude em prol do bem-estar dos trabalhadores”, destacou Martins.

O Sindicato está atento a situação e orienta todos os bancários e bancárias a entrarem em contato com a entidade caso a unidade em que trabalham tenha problemas como este. Os trabalhadores podem denunciar, de maneira totalmente sigilosa, através do Canal de Denúncias, pelo telefone (17) 99201-4958 ou WhatsApp (17 99170-6990).

Fonte: Seeb Barretos