Contas da Cabesp aprovadas: a responsabilidade venceu!

 

A aprovação das contas do ano passado e do orçamento 2024 da Cabesp são vitórias de todos os associados, mostrando que o entendimento das associações e entidades sindicais é correto e que os diretores eleitos estão realizando uma gestão transparente, profissional e humana. Os pontos polêmicos são a rede de atendimento e as negativas nos tratamentos, assuntos não tratados no Relatório anual, que não obteve aprovação (leia adiante).

Este foi um desfecho favorável a todas e todos que se esmeram pela saúde da Cabesp.

Na quarta-feira (27), associados lotaram a Casa de Portugal e os que não puderam participar pessoalmente, se conectaram via Zoom para acompanhar passo a passo as explanações sobre os números obtidos pela Caixa Beneficente no último ano.

As associações Afubesp, Afabesp, Abesprev, o Sindicato dos Bancários de Barretos e região e demais entidades sindicais indicaram a aprovação dos pontos Prestação de Contas 2023 e Orçamento para o ano corrente. Somente o Relatório Anual foi apontado para rejeição por conta da falta de clareza do texto, ausência de uma análise aprofundada sobre rede credenciada, entre outros motivos.

Os dirigentes da Afubesp e sindicatos fizeram várias manifestações, sempre em busca do diálogo sobre o que realmente estava em jogo na AGO, com conhecimento de anos a fio e engajados em suas falas.

Para Maria Rosani, presidenta da Afubesp, o voto da responsabilidade venceu ante o voto de protesto infundado. “Seguiremos lutando por melhores condições no atendimento, por uma rede credenciada que atenda melhor seus associados. Era muito importante aprovar as contas pois, afinal, elas estão sim corretas”, destaca a presidenta que também se manifestou ao público.

Já Rita Berlofa, dirigente da Contraf, enfatiza que é preciso agir com inteligência. A negativa às contas não ajudaria em nada a questão da rede credenciada – que, sim, precisa melhorar.

A dirigente da Afubesp, Vera Marchioni, afirmou que é preciso que os colegas dos locais onde há problemas na rede se organizem. “Assim, poderemos levar à Cabesp de forma concreta tudo o que está acontecendo com esses sócios. Precisamos inclusive de um grande ato na frente do banco reivindicando melhor tratamento”, disse.

A Afubesp e o Sindicato agradecem a todas e todos por seguirem em maioria as orientações de voto.

Estreia do modelo híbrido agradou

Pela primeira vez na história, uma AGO foi feita de formato híbrido, uma reivindicação das associações e entidades sindicais. Fórmula essa que se mostrou eficiente pela inclusão e democracia que deu o tom da assembleia, visto os muitos debates entre ideias diferentes. Todos os votos foram computados pelo Portal da Cabesp e divulgados com rapidez logo após o intervalo da AGO, por volta das 16h.

Mas, é importante ressaltar que, apesar da facilidade de votar à distância, muitos ainda estão alheios à importância de participar das decisões assembleares. Em um universo de aproximadamente 18 mil associados, o número de votantes ficou apenas em 5.295, abaixo até da última assembleia.

Confira abaixo o resultado:

PRESTAÇÃO DE CONTAS:
SIM – 2.872
NÃO – 2.402
NULOS – 14
BRANCOS – 07

RELATÓRIO ANUAL:
SIM – 214
NÃO – 5.049
NULOS – 18
BRANCOS – 14

DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
SIM – 2.787
NÃO – 2.490
NULOS – 06
BRANCOS – 12

TOTAL DE VOTOS: 5.295

Fonte: Afubesp, com edição de Seeb Barretos