Campanha Menos Metas, Mais Saúde quer ouvir você, trabalhador bancário!

O Coletivo Nacional de Saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), representando o Sindicato dos Bancários de Barretos e região, está empenhado em promover uma mudança significativa no ambiente de trabalho dos profissionais do setor financeiro. 

Através da campanha “Menos Metas, Mais Saúde”, a Contraf-CUT, juntamente com os sindicatos, lançou a iniciativa #BoraConversar, com o objetivo de conscientizar sobre os impactos prejudiciais das metas abusivas e incentivar o diálogo sobre assédio moral no ambiente corporativo.

“O tema saúde e condições no trabalho é uma das prioridades para o movimento bancário nas negociações com os bancos há anos. Trabalhadores adoecem em um contexto de metas abusivas, reestruturação e digitalização dos serviços prestados pelos bancos, que gera cada dia mais assédio, pressão e o consequente afastamento desses trabalhadores. A campanha Menos Metas, Mais Saúde foi criada para fortalecer o necessário enfrentamento a essas políticas praticadas pelos bancos e reivindicar ferramentas que garantam uma efetiva prevenção, condições de trabalho dignas, além de atenção aos adoecidos no exercício da profissão”, reforçou Marcelo Martins, presidente do Sindicato.

“A conscientização sobre os efeitos negativos das metas abusivas é o primeiro passo para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores do ramo financeiro. Nossa missão é construir um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado, onde as metas não sejam prejudiciais à saúde dos profissionais”, completou o secretário de Saúde da Contraf-CUT, Mauro Salles.

O #BoraConversar incentiva os trabalhadores do ramo financeiro a compartilharem suas experiências relacionadas ao assédio moral, seja sofrido diretamente ou presenciado no ambiente corporativo. Através do diálogo aberto e da busca por soluções, espera-se que seja possível promover um ambiente laboral mais humano e seguro.

Os trabalhadores são encorajados a relatar casos de assédio moral, respeitando a confidencialidade e a privacidade das pessoas envolvidas. Compartilhar essas histórias contribui para a visibilidade do problema, encorajando outros a se manifestarem e ajudando a construir um ambiente de trabalho mais saudável.

A iniciativa #BoraConversar é uma oportunidade para que todos os profissionais do ramo financeiro se unam em prol de um ambiente de trabalho mais justo, saudável e equilibrado. Juntos, é possível promover mudanças significativas e assegurar que as metas estabelecidas não sejam abusivas.


Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Barretos