24 de Janeiro: Dia Nacional d@ Aposentad@

Neste 24 de janeiro comemoramos o Dia Nacional d@ Aposentad@ e é com imensa satisfação que o Sindicato dos Bancários de Barretos e região parabeniza todos os seus aposentad@s, que não mediram esforços para cumprir seu trabalho com dedicação, honestidade e amor.

É justo homenagear e comemorar com quem, durante muito tempo, trabalhou por si e pelos seus, participando ativamente das conquistas da categoria.

“O ano de 2021 foi de grandes desafios. Muitos de nossos colegas aposentad@s nos deixaram vítimas da pandemia de Covid-19, perdas irreparáveis.  A todos esses que tombaram nessa luta pela vida, queremos nos solidarizar com os seus familiares, com a esperança de que dias melhores virão. Os aposentad@s se dedicaram a vida inteira ao trabalho. São pessoas especiais e que têm muita experiência para compartilhar. Valorizá-los é fundamental, são suas vivências que ajudam a nortear o nosso desenvolvimento e crescimento”, destaca o presidente do Sindicato, Marcelo Martins.

História

A data foi escolhida porque, em 24 de janeiro de 1923, por meio do Decreto n. 4.682/1923 e da Lei Eloy Chaves, foi criada a Caixa de Aposentadoria e Pensões para os ferroviários que, insatisfeitos com as condições de trabalho e preocupados com as possíveis necessidades futuras, instituíram benefícios de caráter previdenciário que os amparasse, tais como Aposentadoria por invalidez e ordinária, denominada, posteriormente, como tempo de serviço; Pensão por morte e assistência médica. Também nesse dia, passou-se a comemorar o Dia do Aposentado.

Esta lei trouxe os primeiros passos que garantiram o nascimento da Previdência Social, tal qual a entendemos hoje, que visa a cobertura de riscos sociais em razão de algum acontecimento que acarrete impossibilidade de sustento próprio e de sua família, trazendo um conforto em razão de uma necessidade.

Envelhecer faz parte da vida, mas o grande mérito é viver todas as situações com dignidade, em todos os tempos, e ter bons motivos para comemorar cada acontecimento, com alegria, saúde e respeito. Feliz Dia a tod@s @s aposentad@s!

Fonte: Seeb Barretos