Sindicato denúncia assédio moral e práticas antissindicais de gestão do Santander

O Sindicato dos Bancários de Barretos e Região tem recebido diversas denúncias contra a política de assédio moral e práticas antissindicais, oriundas da gestão truculenta de um(a) funcionári@ do Santander. As irregularidades foram constatadas pelos dirigentes sindicais na agência situada na cidade de Viradouro/SP, praticadas pel@ funcionári@ que ocupa o cargo de chefia.

Segundo apurado pelo Sindicato, @ funcionária@ vem exercendo a sua autoridade de forma arbitrária e desproporcional contra os demais empregados da agência, incluindo trabalhadores terceirizados, que foram tratados com hostilidades e grosseria, desprovido do respeito que se deve pautar as relações dentro do ambiente bancário.

“Metas abusivas, situações de constrangimento e humilhação diante de clientes, ameaças à saúde mental dos trabalhadores. É um clima constante de medo e angústia, que tem transformado a rotina dos bancários em um verdadeiro inferno”, destacam os dirigentes sindicais.

As irregularidades praticadas perpassam, ainda, a desobediência às regras e procedimentos impostos pelo regulamento do banco, que afetam empregados terceirizados, além de determinar aos vigilantes que assinem contratos de empréstimos como testemunhas, desviando estes profissionais de sua função e comprometendo a segurança do local.

Em uma conversa informal com a Superintendência Regional, o Sindicato informou sobre as situações ocorridas e obteve a resposta de que medidas cabíveis seriam tomadas. Porém, até o momento, não houve retorno nenhum por parte do banco.

“Sabemos que @s bancári@s são os verdadeiros responsáveis pela produção e pelos lucros bilionários do Santander Brasil S.A., que representam um resultado expressivo a nível mundial do conglomerado financeiro. Para isso, eles só precisam de um ambiente sadio e de gestores comprometidos com o bem-estar da equipe. Reivindicamos que o banco nos dê uma posição clara sobre a questão, para que cesse o assédio na unidade de trabalho e acabe com a tortura que esses funcionári@s estão passando”, explicam os dirigentes.

Diante da ação do Sindicato, além da prática de assédio moral, @ funcionári@ em questão passou a desempenhar um comportamento antissindical, pressionando os trabalhadores à desfiliação.

Em visita da diretoria à agência, foi exigido que a entidade efetuasse a desfiliação de um dos bancários, sem qualquer procuração ou autorização do empregado, para que o mesmo ficasse completamente desprovido de representação, orientação e proteção mediante seus atos infracionais, situação grave e proibida por lei.

O Sindicato cobra das áreas competentes do Santander Brasil S.A. que oriente todos os seus gestores para que não pratiquem assédio moral contra os seus subordinados e que, diante dos casos de assédio relatados, tome providências urgentes, além das medidas necessárias para coibir a prática antissindical e garantir que a liberdade sindical, garantida na Constituição Federal Brasileira, seja respeitada. 

Empenhado veemente em combater as práticas e cumprindo o que estabelece o Acordo Coletivo, a entidade encaminhou as denúncias de maneira sigilosa ao banco, cobrando mais respeito aos funcionários e reforçando sua total posição de repúdio à atitude que vem acontecendo conforme fatos relatados, através de uma notificação extrajudicial.

Denuncie

O Sindicato continuará atento a essa questão e não aceitará que trabalhadores sejam humilhados ou pressionados no desempenho de suas funções. Mas, para que a ação da entidade seja bem-sucedida, é essencial a participação de todos. Se você for vítima de assédio ou presenciar esse tipo de situação em sua agência, entre em contato imediatamente com a entidade. São os laços afetivos e a troca de informações que permitem a resistência, porque o medo só reforça o poder do agressor. O sigilo é garantido!