Santander: mobilização em defesa dos funcionários continua!

Sem negociar com o movimento sindical, o Santander decidiu abrir suas agências, em todo o Brasil, no último sábado (22 de janeiro), das 10h às 14h, por conta do lançamento da campanha “Desendivida”. A iniciativa foi anunciada no domingo passado (16), durante o programa Fantástico, da Rede Globo, pegando trabalhadores de surpresa.

Assim que informada da medida, decidida de maneira monocrática pelo banco, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Barretos e Região desenvolveu uma série de ações à afronta do banco contra a Lei trabalhista 4178/62, da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que é específica, conforme o artigo 224, de que bancário não trabalha aos sábados. O Sindicato denunciou nas redes sociais e na imprensa, além de ingressar com um pedido de liminar para que o Santander não abrisse as unidades lotadas na base da entidade sem justificativa de excepcionalidade como manda a Lei.

Infelizmente, a Justiça não compreendeu a importância e urgência da ação sindical para impedir que o banco de matriz espanhola, mais uma vez, atentasse contra os direitos dos trabalhadores brasileiros, e segue sem dar nenhuma resposta à medida judicial interpelada.

“É importante ressaltar que mesmo que a ação não tenha tido retorno imediato como gostaríamos, ela é muito importante pois garantirá, se julgada favorável, que todas as horas extras sejam pagas acrescidas do adicional. Nos valemos deste recurso para que se faça cumprir um direito da categoria, que é o de receber por seu trabalho prestado em excedente à carga horária estabelecida, sendo aplicado aos bancários em todas as funções, inclusive em cargos de confiança (trabalhadores que não registram a jornada de trabalho)”, explica o diretor de Saúde, Condições de Trabalho e Assuntos Jurídicos do Sindicato, Marcelo Benedito.

O dirigente ressalta que a essência da tutela é garantir a proteção aos trabalhadores e virtude do aumento de casos de Covid-19 bem como garantir o cumprimento de um direito estabelecido pela CCT. “Mais uma vez, o Santander revela sua insensibilidade e coloca seus interesses econômicos acima da vida e da saúde. Reforçamos nossas ações em repúdio à intransigência do banco e nosso trabalho continuará, seja na esfera judicial, seja com mobilizações virtuais e públicas”, Marcelo.

O novo presidente do Santander Brasil, Mario Leão diz no seu texto enviado aos funcionários, para convocá-los ao trabalho nos sábados, que o Santander “Como a Melhor Empresa de Consumo Vende e Atende a Qualquer Hora”, em total afronta as leis trabalhistas e desrespeito aos trabalhadores bancários brasileiros. Na Espanha, País sede do Santander, os funcionários não trabalham mais aos sábados. Os trabalhadores e o movimento sindical lutaram por anos e conseguiram garantir a folga aos sábados. No Brasil a ideia vai na contramão da legislação brasileira, que garante o descanso aos sábados para a categoria bancária desde a década de 1960.

A diretoria do Sindicato foi até algumas agências abertas no sábado para fiscalizar as condições de trabalho dos funcionários e de atendimento aos clientes. A presidência do Santander disse que o programa vai até o final de março. “Seguimos dialogando com os trabalhadores e expondo à sociedade a irresponsabilidade do Santander em colocar seus funcionários e chamar clientes para se aglomerarem dentro das unidades com o risco de aumentar a transmissão de Covid-19. Nenhum direito à menos!”, conclui Marcelo Benedito.

Fonte: Seeb Barretos