Gestão Pedro Guimarães está inadimplente com os empregados da Caixa em relação aos critérios da promoção por mérito de 2021

 

2021 já acabou, mas os empregados da Caixa continuam sem saber quais os critérios que serão adotados para o pagamento da promoção do mérito ano-base 2021. Já se passaram 260 dias desde abril de 2021, quando o resultado da sistemática de 2020 foi divulgado, sem que fossem definidos os critérios para o pagamento do delta, previsto no Acordo Coletivo de Trabalho da categoria.

“O impasse permanece porque a Caixa insiste em considerar apenas o programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) como parâmetro para o cálculo”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários de Barretos e região, Marcelo Martins.

O dirigente lembra que, mesmo com algumas críticas ao modelo que vigorava até então, historicamente, sempre houve na Caixa uma política permanente de valorização salarial dos empregados e das empregadas. “Havia um delta por ano e outro a cada dois anos por antiguidade. Esta atual gestão quer retirar essa parcela de valorização e premiar somente com um delta aqueles que atingirem um resultado excepcional, cada vez mais difícil de ser atingido pelos trabalhadores.”

Martins destaca que a realidade da categoria no dia a dia é outra. “Temos recebido cada vez mais denúncias de assédio moral e informações de empregados que estão adoecendo devido à cobrança cada vez maior por metas. Como o ano já terminou, como os trabalhadores poderão cumprir qualquer dos critérios estabelecidos?”, questiona.

Por conta da demora no debate, os representantes dos empregados da Caixa defendem que seja garantida a distribuição de, pelo menos, um delta para cada empregado. Cabe ressaltar que a responsabilidade pelo atraso é exclusiva da direção da Caixa, já que desde abril o movimento sindical cobra que os debates iniciassem.

Fonte: Apcef/SP, com edição de Seeb Barretos