Bradesco quadruplica metas em pleno agravamento da pandemia

 

Mesmo com diversas agências fechadas para sanitização ou desfalcadas com o afastamento de bancários por covid-19 ou influenza (H3N2), o Bradesco está triplicando e em alguns casos quadruplicando metas de vendas. As várias denúncias que chegaram ao movimento sindical dizem respeito a diferentes agências em algumas regiões do país.

Bancários estão pedindo socorro, pois, com a diminuição do número de funcionários devido ao aumento de casos positivos para covid ou H3N2 e com o aumento do número de fechamento de agências em obediência ao protocolo covid, está praticamente impossível entregar os resultados exigidos.

Trabalhadores relatam que as cobranças por mensagens, vídeos, e-mails e telefonemas estão sendo feitas o dia todo e inclusive nos horários fora do expediente bancário.

Segundo as denúncias dos bancários, seus superiores teriam argumentado que o aumento das metas era para compensar as metas não realizadas no ano anterior e ainda antecipar as metas do ano de 2022. Mas, o banco parece não lembrar que no ano passado o país viveu o pior momento da pandemia, com recordes nos números de mortes. O banco parece não lembrar também que, com a chegada da variante Ômicron, o número de contaminações por covid voltou a bater recordes nesse início de ano.

“Outro fator importante que o banco negligencia é que as demissões em massa e fechamento de agências também não cessaram durante a pandemia, ocasionando a sobrecarga de trabalho e o consequente adoecimento dos trabalhadores, impactando também na entrega dos resultados”, acrescenta o presidente do Sindicato dos Bancários de Barretos e região, Marcelo Martins.

De março de 2020, quando começou a pandemia, até setembro de 2021, o Bradesco extinguiu 9.498 postos de trabalho, segundo o último balanço divulgado pelo banco.

Representantes dos trabalhadores cobraram, na última mesa de negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), no dia 18 de janeiro, a suspensão das demissões durante a pandemia e das metas abusivas.

Movimento sindical tomará providências

As entidades representativas da categoria já entraram em contato com o banco cobrando o fim das metas abusivas, deixando claro que esse tipo de cobrança, num momento crítico como este, é desumano e irresponsável.

O Sindicato orienta aos bancários que se sentirem pressionados ou assediados moralmente pela cobrança de metas abusivas a denunciarem à entidade, além de demais problemas como desrespeitos ao protocolo de segurança contra a Covid-19. O sigilo é garantido!

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie ou entre em contato pelo telefone (17) 3322-3911. O sigilo é absoluto.

> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99170-6990 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.

Fonte: Seeb SP, com edição de Barretos